terça-feira, 9 de julho de 2013

HISTÓRIA DA KINESIOLOGIA

Nos anos 60, um quiropraxista americano chamado George Goodheart, desenvolveu uma técnica que ele baseou nos exercícios biomecânicos da Medicina ocidental com os princípios da Medicina Chinesa, ele denominou tal técnica de Kinesiology (Kinésiologia Aplicada ou Cinésiologia Aplicada em português), que foi destinada aos  profissionais da área médica.

A Kinésiologia visa harmonizar o corpo em todos os níveis: Estrutural     (relacionado com a anatomia do corpo, especialmente músculos); Químico (relacionado com a ciência da nutrição), e Emocional (envolvendo o aspecto psicológico).

Mais tarde, Jonh Thie, quiropraxista, simplificou e popularizou esta técnica, acreditando que ela poderia ser de alcance de todos, nascendo assim o Touch for Health, (Toque pela Saúde), técnica de equilíbrio energético que servirá de base para outros assuntos abordados na Kinésiologia.

Paul Dennison, professor e pedagogo, adapta as técnicas de kinésiologia às dificuldades de aprendizagem, criando a Kinésiologia Educacional ou Brain Gym, que facilita a integração dos hemisférios cerebrais através de movimentos específicos.

Frank Mahony, esportista e treinador, criou o método Hyperton-x que permite a integração dos corpos físico, mental e o espiritual, ajudando a liberar as tensões que impedem a pessoa de encontrar um equilíbrio em todos os seus domínios, também nas diversas dificuldades concernentes as baixas performances esportivas, bem como dificuldades de ordens emocionais e relações com a espiritualidade, etc. Seus cursos também são chamados de Core Kinesiology ou kinésiologia do eixo.

Wayne Topping, doutor em Geologia, igualmente se baseou no Touch for Health, na Naturopatia e outras áreas da kinésiologia para desenvolver seus cursos muito bem elaborados para a gestão do estresse, de si mesmo e da sua própria vida e deu o nome de Wellness Kinesiology ou Kinésiologia da Felicidade.


Enfim, Richard Utt, propôs de ir mais longe com a kinésiologia, através da visão holográfica do ser humano, criando a Physiologie Appliquée ou Fisiologia Aplicada, baseada em um alto nível profissional, constituída através de várias pesquisas na sua área (fisiologia) integrada as técnicas de kinésiologia dando origem assim a outras técnicas de trabalho com a kinésiologia por outros autores como a criada por Stubbings (SIPS) e por Guy Coupremanne (Kinésiologia Fractal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário